O empresário israelense Uri Levine continua impactando com seus negócios. Sabe o Waze? Então, ele foi um dos fundadores deste aplicativo que ajuda genuinamente a escapar do trânsito. Ousadamente, o mesmo até afirma que o Waze faz Contribuição para redução de CO2O, o app foi vendido ao Google por mais de um bilhão de dólares em 2013, já o Moovit foi criado para traçar rotas só com transporte público, foi vendido à Intel por aproximadamente US$ 1 bilhão em 2020.

Recentemente ele escreveu o livro “Apaixone-se pelo Problema, Não pela Solução”, lançado no Brasil pela editora Citadel. Ainda que o livro seja voltado ao seu lado empreendedor, Uri sempre se envolve em discussão sobre questões de mobilidade urbana. Defende o transporte público e vislumbra limitar o tráfego de automóveis e diz que, por meio de suas criações, fez mais para reduzir a emissão de gás carbônico do que muito ministro de transporte por aí.

Observe algumas declarações:

Ao ser perguntado sobre o próximo problema que ele quer solucionar, Levine respondeu que é estacionar.

Estacionar é um problema porque aumenta o tempo que você passa no carro. Se você está procurando uma vaga, isso atrapalha o trânsito. Tempo é dinheiro.

Mesmo com o advento do Waze tem trânsito ainda.

Algumas Declarações

Há mais engarrafamentos hoje do que quando o Waze foi criado. Mas, se as pessoas não estivessem usando o Waze, haveria ainda mais. O que o Waze faz é distribuir o tráfego por outras vias e otimizar o sistema todo.

As autoridades não precisam usar tecnologia, elas precisam usar seu poder de decisão. Os engarrafamentos tem origem no número de passageiros por veículo, observe é pequeno. Ocupamos mais espaço do que deveríamos. As autoridades têm o papel de influenciar as pessoas a usar transporte público, oferecendo um sistema muito bom e muito eficiente. É a única coisa que vai mudar drasticamente os engarrafamentos.

Quando as pessoas escolhem sua opção de mobilidade, levam em conta a conveniência, a velocidade e o custo. Se eu só consigo ir da minha casa ao meu trabalho de uma forma, isso é irrelevante. Mas, se há um sistema que me permite ter uma escolha que seja mais conveniente do que usar meu carro, e que seja rápida e mais barata, então eu vou escolher isso.

Vamos pegar São Paulo como exemplo e decretar que metade das vias será usada apenas pelo transporte público e a outra metade pelos carros. O resultado é que a metade usada pelo transporte público estará vazia, com um sistema de transporte muito rápido, que permitirá a você ir a qualquer lugar. Isso é difícil de implementar? É uma decisão difícil, mas é fácil de implementar.

Estas e outras declarações interessantes você pode ler na íntegra, na página da Uol.

 

Fonte:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/09/11/ninguem-fez-mais-que-nos-para-cortar-emissao-de-co2-diz-criador-do-waze.htm