Veja as novas informações sobre o TRABALHO NA UBER E SUA REGULAMENTAÇÃO, segundo o Presidente da Associação dos Motoristas de São Paulo, Eduardo Lima de Souza, que em entrevista à rádio Nova Brasil Fm, ontem, dia 19/09/2023, esclareceu muitos pontos sobre esse assunto.
Recentemente a Uber foi Condenada a pagar indenização de 1 bilhão de reais e efetivar motoristas no modelo CLT.
CENÁRIO IDEAL DE GANHOS
O processo ideal seria definir melhores ganhos por quilômetros (Km) e minutos e não estabelecer um ganho por hora, conforme está sendo discutido em Brasília.
De acordo com Eduardo Lima, a classe necessita apenas de melhores ganhos no valor cobrado das tarifas, mais segurança e benefícios previdenciários.
Hoje os ganhos variáveis produzem uma certa insegurança, tanto nos motoristas, quanto nos passageiros, que constantemente são surpreendidos por preços diferentes a depender do dia e da hora que chamam. Além disso, precisa-se diminuir a taxa destinada à comissão da Uber e fixá-la de forma justa.
PROPOSTA DE PAGAMENTO POR HORA
Atualmente, a proposta das empresas de transporte por aplicativos é pagar por hora, apenas no momento em que o motorista estiver com corrida (logado efetivo), e detalhe, valores baixos.
Inclusive, caso a Uber aceite pagar R$ 30,00 por hora, por exemplo, o motorista corre o risco de não receber mais corridas, quando atingir este valor, pois foi o que já aconteceu em locais, como por exemplo na Califórnia, que aceitaram este tipo de condição de trabalho, diz Eduardo.
REGISTRO EM CARTEIRA CLT
Na opinião do presidente Eduardo Lima de Souza, da Associação de Motoristas, registrar a carteira de trabalho de motoristas é um “cenário catastrófico”, pois com isso nem uma das partes se beneficia, e será muito prejudicial ao nosso modal, porque existirá uma obrigatoriedade de fazer todas as corridas indiscriminadamente, sendo que hoje os profissionais são livres para escolher quais corridas vão aceitar ou não. E, isso pode gerar insatisfação ou expor o motorista ao risco.
Sem esquecer daqueles parceiros que usam os aplicativos apenas para complemento de renda. Como terão dois registros e obrigatoriedade de cumprir horários? Obviamente, precisa-se ter liberdade para iniciar e encerrar o trabalho quando julgar necessário. Por isso, se o contingente de motoristas por aplicativos minguar, os poucos que resistirem podem não atender toda a demanda, que só cresce e o cliente pode criar outras alternativas para se locomover e com o tempo a Uber pode sair do Brasil por não ter lucro.
CONSEQUENCIA ECONOMICA
Se a Uber sair do Brasil, outras empresas aparecerão. Mas, vão demorar a ter a mesma credibilidade e isso pode impactar negativamente nos ganhos dos profissionais, na mobilidade urbana, na venda de carros e motos. Além, de autopeças, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, enfim…
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